sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

 

Cerimônia de Entrega

do

Argos 2021, 2022 & 2023

 

202312132359P4 – 24.168 D.V.

 

“Ana Lúcia Merege terá que construir outra estante em sua biblioteca para abrigar seus troféus do Argos.” (Octavio Aragão)

 

Compareci hoje à cerimônia de entrega dos Prêmios Argos, certames de 2021, 2022 e 2023.  Esse acúmulo se deveu à pandemia de Covid-19, que impediu as reuniões presenciais para a entrega das premiações nos anos passado e retrasado.  Os finalistas e vencedores do Argos 2021 e 2022 nas categorias Melhor Conto; Melhor Antologia ou Coletânea; e Melhor Romance foram anunciados há tempos pela Comissão Organizadora do Argos[1], nomeada pela diretoria do Clube de Leitores de Ficção Científica (CLFC).  Já os finalistas e vencedores deste ano só foram anunciados durante o último terço da cerimônia, como rezam as tradições dessa premiação desde os seus primórdios em 2000.

A cerimônia foi devidamente registrada pelo dublê de presidente do CLFC, Grande Kahuna e cinegrafista amador, Luiz Felipe Vasques, que filmou tudo em seu celular.  O registro pode ser assistido aqui: https://www.youtube.com/live/XLBXr15-ZRs?si=fZ8JIter-OScOVbl


Membros da Comissão Organizadora do Prêmio Argos: Luiz Felipe Vasques e Eduardo Torres.

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Minha intenção de chegar ao auditório do campus tijucano da Universidade Veiga de Almeida a tempo se frustrou, graças a imperícia e/ou imprudência do motorista celerado (mas não acelerado) do ônibus 416 (Horto-Tijuca Expresso: Via Rebouças), que executou a “façanha” de se deixar ultrapassar pelo ônibus seguinte daquela mesma linha, que partiu do ponto de regulação meia hora após o dele, para além de ter permitido que seu veículo morresse umas duas dúzias de vezes ao longo do itinerário, culminando em percorrer em setenta minutos um percurso que um motorista normal teria feito em trinta.  Resumo dessa história triste: saltei na Praça Afonso Pena às 18h05 bastante irritado, pois julguei ter saído de casa com tempo de sobra para chegar ao local com uma lazeira de quinze minutos.  A cerimônia estava programada para começar às dezoito em ponto e ainda precisei caminhar até lá, primeiro pela Campos Sales e, depois, pela Rua Ibituruna.  Itinerário de setecentos e cinquenta metros, percorridos em cerca de dez minutos.

Enfim no campus, dirigi-me até o auditório.  Felipe, Eduardo Torres, Daniel Ribas, Ana Lucia Merege e família já estavam lá.  Octavio Aragão; Ricardo Labuto Gondin e Ricardo França chegaram pouco depois.  Estimo que a cerimônia tenha começado entre dezoito e vinte e dezoito e trinta.

O público presente não chegou a duas dezenas e muitos finalistas e vencedores não nomearam representantes para receber seus certificados ou troféus e ler suas considerações e agradecimentos à plateia presencial e virtual.  Em compensação, muita gente não só acompanhou a transmissão ao vivo, transmitida direto do celular do Felipe, como ainda emitiu seus comentários, saudações e pitacos online para nós.

Na plateia virtual, consegui identificar (por ordem de ingresso na live): Edgar Franco; Lu Evans; Saulo Adami; Ursulla Mackenzie; Diego Mendonça; Oghan N’Thanda; Davenir Viganon; Thamirys G.S. Lemos; Sidemar Castro; Edgar Smaniotto; Clinton Davisson; Hidemberg Alves da Frota.

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O membro da Comissão Organizadora Eduardo Torres atuou como mestre de cerimônias do evento, enquanto o presidente Felipe filmava tudo.

Em primeiro lugar, Eduardo anunciou os finalistas e vencedores de 2021, começando pela categoria Melhor Conto, vencida por Ana Lucia Merege, com “Vovó Nevasca”.  A vencedora não proferiu discurso de agradecimento por já tê-lo feito quanto da cerimônia virtual, transmitida no ano II da pandemia.  Mesmo assim, agradeceu à Lu Evans, organizadora da antologia onde o conto vencedor foi publicado.  Presente em nossa plateia virtual, Lu agradeceu prontamente lá dos EUA.  Ao entregar certificado e troféu à vencedora, Eduardo executou o primeiro de muitos tutoriais de reembalagem do Argos apresentados nesta noite.  Conta a lenda que esse ritual seria fruto de uma antiga tradição do CLFC, oriunda dos primórdios dessa agremiação primeva e sua premiação vetusta, segundo a qual, numa cerimônia do passado remoto, decorrida numa época quase esfumada nas brumas do tempo, os troféus trazidos para premiar os vencedores teriam chegado ao palco destroçados.  Tantos milênios passados, não há como apurar a veracidade dos resíduos (eventualmente) factuais que teriam dado origem ao ritual da reembalagem.  Porém, como rezam os registros arcanos dessa agremiação, “tradição é tradição.”  Portanto, nosso mestre de cerimônias reencenou o tutorial de reembalagem dezenas de vezes para gáudio da diminuta plateia ali presente.

Rito cumprido (pela primeira de uma dúzia de vezes), Eduardo passou à enunciação dos trabalhos finalistas na categoria Melhor Antologia ou Coletânea, cujo vendedor foi Edgar Franco, o famoso “Ciberpajé”, organizador da antologia 2021 (Marca de Fantasia, 2020).  Octavio Aragão leu o discurso de agradecimento do antologista e esse agradeceu da plateia virtual, elogiando o desempenho de seu representante.

Octavio Aragão recebe Argos 2021, Melhor Antologia em nome de Edgar Franco.

 

Enfim, para concluir o certame de 2021, Eduardo enunciou os finalistas e o vencedor na categoria Melhor Romance.  Como já sabíamos, o vencedor foi Ricardo Labuto Gondin, com Pantokrátor (Caligari, 2020).  Aclamado, Gondin subiu ao palco e proferiu seu discurso de agradecimento.


Ricardo Gondin recebe o Argos 2021 (Melhor Romance) por Pantokrátor.

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Encerrado o Argos 2021, Eduardo passou à categoria Melhor Conto do Argos 2022, cujo vencedor foi “Sobre a fé de um andante que teve a cara mastigada”, de Ricardo Celestino, publicado na antologia Outros Brasis da Ficção Científica (Caligo, 2021), organizada por Davenir Viganon.

Em seguida, anunciou os finalistas na categoria Melhor Antologia ou Coletânea, vencida pela própria Outros Brasis da Ficção Científica.

Na categoria Melhor Romance, o vencedor foi Até que a Brisa da Manhã Necrose teu Sistema (Clube de Autores, 2021), de Ricardo Celestino que, ao abiscoitar dois Argos, sagrou-se como o grande vencedor do certame de 2022.

Ainda na categoria Melhor Romance, ao ser convocado ao palco a fim de receber meu certificado de finalista pelo romance distópico infantojuvenil Pecados Terrestres, constatei uma divergência irrisória: a versão publicada em 2021 e que, portanto, concorreu ao Argos 2022, foi a do Somnium e não a da Draco, que abriu a Coleção Dragão Mecânico em 2022.  Ante o impasse, a Comissão Organizadora reconheceu o equívoco do certificado e ensaiou o confisco desse diploma.  Contudo, seguindo o conselho oportuno de Octavio, resolvi manter esse diploma sob custódia até o fornecimento eventual de sua versão correta.😉  Afinal de contas, embora já tenha sido agraciado com o Argos três vezes e ter sido finalista outras tantas, essa foi a primeira vez em que recebi um certificado e o primeiro certificado a gente nunca esquece e, muito menos, abre mão.[2]

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Daí, finalmente, Eduardo Torres passou ao grande momento da noite: a revelação dos vencedores do Argos 2023.  Ao contrário do que ocorreu nos certames de 2021 e 2022, nesse último, nossa pequena plateia presencial aplaudiu todos os finalistas anunciados.

Na categoria Melhor Conto, o vencedor foi “Jogo do Destino”, da Ana Lucia Merege, com 490 votos válidos (34,5% do total); contra 343 do segundo colocado “Sankofa” de Juliane Vicente e 194 do terceiro, “O Renascer dos Deuses”, de Oghan N’Thanda.  Além de seu próprio discurso de agradecimento, Ana leu o do finalista Carlos Relva, autor de “Fica com Mi-go esta Noite”, ovacionado como o título mais espirituoso e divertido desse certame tríplice.

Na categoria Melhor Coletânea ou Antologia, o vencedor foi a coletânea Os Pilares de Melkart (Draco, 2022) de Ana Lucia Merege, com 498 votos válidos (35,0% do total); contra 157 do segundo colocado, a antologia Outros Brasis da Ficção a Vapor (Caligo, 2022), organizado por Davenir Viganon e 150 do terceiro, a antologia Mafaverna: Democracia (Mafagafo, 2022), organizado por Jana Bianchi e Diogo Ramos.  Ao que eu me lembre, desde a introdução dessa categoria em 2013 ou 2014, é a primeira vez em que uma coletânea se sagra vencedora.  Guindada ao palco mais uma vez, em seu discurso, Ana agradeceu a Erick Santos e Raphael Fernandes, publishers da Editora Draco.

Ana Lucia Merege, vencedora do Argos 2023 nas categorias Melhor Conto e Melhor Coletânea.

 

Na última premiação da noite, Argos 2023 na categoria Melhor Romance, o grande vencedor foi Cirilo S. Lemos com Estação das Moscas (Draco, 2022), com 483 votos válidos (34,0% do total), contra 244 do segundo lugar, O Fantasma de Cora (Gutemberg, 2022), de Fernanda Castro; e 151 de Paradoxo de Theseus (Draco, 2022), de Alexey Dodsworth.  Ana Merege leu o discurso de agradecimento enviado por Cirilo.

Mais uma vez, a Editora Draco se sagrou como a grande vencedora do certame anual: sob seus auspícios foram publicados o romance, a coletânea e o conto campeões de 2023, numa decisão amparada por centenas de votos.

Melhor Romance, Melhor Coletânea; Melhor Conto.

 

Selfie panorâmica: Ricardo França; Ana Lucia Merege, Octavio Aragão,

Ricardo Gondin; Luiz Felipe Vasques; Eduardo Torres; GL-R.

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Encerrada a cerimônia oficial, deixamos o campus da Veiga de Almeida.  Alguns de nós se despediram enquanto outros caminharam até o restaurante Salete um pé-sujo com empadas deliciosas na Afonso Pena, pertinho da esquina com a Mariz e Barros.  Seguimos para lá Octavio Aragão; Ricardo França; Daniel Ribas; Eduardo Torres; Luiz Felipe Vasques; eu e Eric Hart, um sócio do CLFC que eu ainda não conhecia e que compareceu à cerimônia do Argos envergando uma camisa da SF WorldCon 2024 em Glasgow.

Embora o garçom Eliano nos tenha informado que o carro-chefe ali era a empada de camarão, por ojeriza ao crustáceo, degustei duas empadas de linguiça e outras duas de costela com agrião, regadas a água com gás, pois o estabelecimento não fornecia vinho de procedência confiável.

Conversamos bastante sobre vários assuntos, ficção científica, inclusive.  Comentou-se desde a beleza estonteante das telecomentaristas esportivas nas mesas-redondas futebolísticas até a mitomania de certas personalidades da FCB.  Comentamos sobre a justiça da vitória de Cirilo Lemos com A Estação das Moscas.  Eric confirmou que realmente irá à SF WorldCon 2024.  Eduardo nos falou sobre suas peripécias em um clube de uísque.  Octavio teceu considerações estilísticas sobre o romance gráfico Saros 123, de Alexey Dodsworth.

Enfim, por volta das 22h00 saímos do Salete.  Octavio pediu um UBER para casa e ofereceu carona ao Ribas, enquanto nós cinco caminhamos até a estação de metrô Afonso Pena e embarcamos no sentido Jardim Oceânico.  Durante a viagem, trocamos dicas sobre séries de streaming com elementos fantásticos.

Saltei junto com Eduardo na estação Botafogo e tomei o ônibus de integração para casa.  Leitura de bordo, romance sensacional Semente Originária (Morro Branco, 2021), da Octavia E. Butler.

Enfim, uma salva de palmas à Comissão do Argos, que conseguiu pôr em dia os três anos do atraso causado pela pandemia.

Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2023 (quarta-feira).

 


Participantes Presenciais:

Ana Lucia Merege.

Daniel Russell Ribas.

Eduardo Torres (membro da Comissão Organizadora do Prêmio Argos).

Eric David Hart.

Gerson Lodi-Ribeiro.

Luiz Felipe Vasques (Presidente do CLFC e da Comissão Organizadora do Prêmio Argos)

Octavio Aragão.

Ricardo França.

Ricardo Labuto Gondin.

 

Participantes Virtuais:

Clinton Davisson.

Davenir Viganon.

Diego Mendonça.

Edgar Franco (Ciberpajé).

Edgar Smaniotto.

Hidemberg Alves da Frota.

Lu Evans.

Oghan N’Thanda.

Saulo Adami.

Sidemar Castro (membro da Comissão Organizadora do Prêmio Argos).

Thamirys G.S. Lemos.

Ursulla Mackenzie.

 



[1].  A Comissão é atualmente integrada por Luiz Felipe Vasques (presidente); Eduardo Torres; e Sidemar Castro.

[2].  Entre os certames de 2010 e 2018, o Prêmio Argos só atribuiu troféus, mas não certificados aos vencedores e finalistas.