domingo, 19 de maio de 2013

Lançamento Carioca da Crônicas de Espada e Magia


Lançamento Carioca da
Crônicas de Espada e Magia

201305140830P4  —  19.303 D.V.

Compareci na sexta-feira passada, 10 de maio, às 19h00, ao lançamento carioca da antologia Crônicas de Espada e Magia (Argonautas, 2013), organizada pelo Cesar Alcázar.  Participam da compilação seis autores estrangeiros (George R.R. Martin; Michael Moorcock; Karl Edward Wagner; Robert E. Howard; Saladin Ahmed; e Fritz Leiber) e cinco brasileiros (Carlos Orsi Martinho; Thiago Tizzot; Ana Cristina Rodrigues; Max Mallmann; e Roberto de Sousa Causo).
A noite de autógrafos deu-se na Livraria Travessa de Ipanema e contou com a presença dos autores Max Mallmann e Ana Cristina Rodrigues.  Os contos desses dois autores — “Cavalos?” do Max e “Anta das Virgens” da Ana Cris — situam-se em universos ficcionais criados por esses autores.  “Cavalos?” foi ambientado no mesmo U.F. do romance de fantasia Mundo Bizarro (Mercado Aberto, 1996) e “Anta das Virgens” se passa no U.F. Finisterra©, no qual a autora está escrevendo um romance de fantasia histórica lusitana e que já lhe rendeu, dentre outras peças de ficção curta, o conto erótico fantástico “Ilha dos Amores”, publicado na Erótica Fantástica 1 (Draco, 2012).

Max Mallmann, GL-R e Ana Cristina Rodrigues.

*     *      *

Atropelando o preceito basilar da pontualidade carioca, pego de surpresa por um trânsito sem engarrafamentos, acabei chegando à livraria às sete em ponto, ou seja, coisa de quinze minutos adiantado em relação às leis de cordialidade locais e, portanto, antes dos autores.  Dos conhecidos, só estava lá a autora de literatura fantástica infantojuvenil Flávia Cortes.

Flávia Cortes & Alexandre Alencar.


Aproveitei o ensejo para comprar dois romances históricos para dar de presente de Dia das Mães.  Tenho impressão de que Flávia fez o mesmo para a mãe dela.
Pouco depois, chegava o Max.  Antes que ele piscasse, coletei seu autógrafo no exemplar da antologia que trouxera da Segunda Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, devidamente exibida ao segurança postado à porta da livraria quando de meu ingresso no estabelecimento.  Coisa de meia hora mais tarde, chegava o casal Ana Cris & Estevão Ribeiro.  Quando pedi o autógrafo dela, Ana lembrou que já havia assinado seu conto lá na capital gaúcha.  Embora eu também me recordasse desse autógrafo anterior, intrigado, já havia percebido que meu exemplar da antologia não continha a assinatura dela.  Ana aventou a hipótese de que autografou para mim o conto dela em seu próprio exemplar, em vez do meu...

Panorama geral da noite de autógrafos.

Conversei um bom tempo com a Flávia Cortes sobre o início de nossas carreiras, a dela na literatura infantojuvenil e a minha na ficção científica, com direito a reminiscências de nossas leituras de Jules Verne, Mark Twain e H.G. Wells.  Também falamos das diferenças entre o que era considerado literatura infantil antigamente e o que é considerado assim hoje em dia.  Até então só conhecia a Flávia de uma palestra dela que assisti na Casa da Leitura de Laranjeiras no ano passado.
Estevão brindou-nos com um punhado de detalhes pitorescos da entrevista que concedeu sobre timidez no programa diário matinal Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo.  Cláudia colocou para gravar aqui em casa, mas só tive oportunidade de assistir anteontem.  Apesar das alegações do entrevistado, ele não me pareceu lá muito tímido diante das câmeras.
Quando Luiz Felipe Vasques chegou, apresentou-me seu velho amigo Sergio Accioly, que eu só conhecia através de troca de e-mails, pois ele submeteu um trabalho para a antologia ainda inédita, Super-Heróis, que eu e o Felipe organizamos para a Editora Draco no ano passado.  Ele também me apresentou sua amiga Carla Molinari, editora do periódico científico do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico.  Conversei longamente com Carla sobre nossa paixão comum, com ênfase a nossas paisagens e animais favoritos e a remoção próxima dos invasores ilegais ora residentes na área do arboreto.
Comentei com o Max que passaria uma semana de férias em Manaus.  Ele se lembrou de nosso amigo comum da saudosa lista da Intempol, Hidemberg Alves da Frota, e indagou se eu iria enfim conhecê-lo pessoalmente.  Falei que estava em nossos planos o encontro num restaurante situado num shopping manauara.  Hide Frota foi o primeiro autor intempoliano a ter um trabalho desse universo ficcional publicado profissionalmente.  Ao ouvir os planos de minha ida a Manaus, Flávia recomendou que não deixássemos de fazer o passeio do mergulho com os botos-cor-de-rosa, pois ela fez e adorou.
Conversei com Flávia e seu marido, Alexandre Alencar, sobre os romances da saga Crônicas de Gelo & Fogo, do George R.R. Martin, com cautela, para evitar spoilers, pois Flávia só leu os três primeiros romances, dos cinco publicados, e Alexandre só acompanha a série de TV baseada nos romances, atualmente em sua terceira temporada.
Papeei com Felipe e Sergio Accioly sobre ficção científica em geral e antologias em particular, aproveitando o ensejo para atualizar meu coantologista sobre as novidades que Erick Sama, publisher da Draco, transmitiu-me ao pé do ouvido durante a Segunda Odisseia.


Luiz Felipe Vasques, Sérgio Accioly e Carla Molinari.


Os amigos Rafael “Lupo” Monteiro, Lucas Rocha e Daniel Russell Ribas só chegaram ao lançamento mais tarde e não tive oportunidade de conversar com eles.  Presentes também estiveram o autor de fantasia juvenil Marcelo Amaral e a autora e roteirista Adriana Lunardi, esposa de nosso amigo Max Mallmann.
Ao fim do certame, quando a livraria ameaçava fechar as portas, o povo do lançamento bateu em retirada para um barzinho próximo.  Em virtude da aula de italiano na manhã seguinte numa outra Livraria Travessa, situada no Shopping Leblon, julguei de bom alvitre debandar da retirada em si, despedindo-me dos amigos e tomando um táxi para casa.
Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 14 de maio de 2013 (quarta-feira).

Participantes:
Adriana Lunardi
Alexandre Alencar
Ana Cristina Rodrigues
Carla Molinari
Daniel Russell Ribas
Estevão Ribeiro
Flávia Cortes
Gerson Lodi-Ribeiro
Lucas Rocha
Luiz Felipe Vasques
Marcelo Amaral
Max Mallmann
Rafael “Lupo” Monteiro
Sergio Accioly

3 comentários:

  1. Apenas relembrando sua memória, mestre Gerson. Você disse:
    "Até então só conhecia a Flávia de uma palestra dela que assisti na Casa da Leitura de Laranjeiras no ano passado."
    Entretanto, a Flávia Côrtes esteve presente no lançamento da Space Opera/A Guardiã da Memória - no Rio de Janeiro em junho de 2011.
    Vide álbum de fotos no meu Facebook.

    De resto, ótima crônica, como sempre!
    :-)

    ResponderExcluir
  2. E no Fantasticon também, Hugo. Mas sou facilmente esquecível... :)
    Gerson, foi um prazer te reencontrar. Adorei a conversa, dessas que a gente não sente o tempo passar. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade (que já havíamos nos encontrado) e é mentira (que você seja esquecível)! :-)
      Mas foi a primeira vez em que tivemos oportunidade de conversar. Papo excelente.

      Excluir