domingo, 30 de junho de 2013

Lançamento Carioca do Pura Picaretagem



201306232041P1  —  19.343 D.V.

Em plena semana de passeatas e manifestações de rua mais ou menos pacíficas pelo Brasil afora, compareci na quinta-feira passada, 20 de junho, às 20h30, ao lançamento carioca do título de divulgação científica Pura Picaretagem (Leya, 2013), escrito a quatro mãos pelo físico carioca Daniel Bezerra e o jornalista paulista Carlos Orsi Martinho.
A noite de autógrafos deu-se na Livraria Travessa do Shopping Leblon.  Além dos autores, de conhecidos encontrei a esposa do Martinho, Renata, e o autor e antologista carioca Luiz Felipe Vasques.
*     *      *

Passei quase o tempo todo conversando com Martinho, Daniel, Felipe e outros amigos dos dois últimos que, conforme descobri, já se conheciam de longa data.  Daniel revelou que deverá organizar um projeto literário bastante interessante.  Vamos ver se a iniciativa decola.

Criadores & Criatura: Carlos Orsi e Daniel Bezerra com sua obra.

Martinho e Daniel esclareceram que a motivação principal para escrever o livro de divulgação científica foi combater as bobajadas pseudoquânticas dos Fritjofs Capras da vida.  Mais um ponto alto da cruzada heroica contra o obscurantismo e a pseudociência travada por nossos amigos.
O assunto mais interessante da noite girou em torno dos excessos provocados por consumo alcoólico.  Neste sentido, a grande sensação do evento foi a rememoração das bebedeiras mais antológicas protagonizadas por alguns dos presentes, com direito a lances escatológicos e o escambau.  Omitirei os nomes desses personagens da vida real para defletir eventuais processos de difamação.

Renata & Carlos Orsi.

Contei aos presentes de minha leitura atual da trilogia de ficção científica com cheiro de fantasia, Helliconia do Brian W. Aldiss (Helliconia Spring; Helliconia Summer; e Helliconia Winter).  Comentei com eles as semelhanças notáveis, conquanto superficiais, entre as estações gigantescas do planeta Helliconia e as do mundo concebido por Martin em seu universo ficcional mais famoso.
Por volta das 22h00 deixei a Travessa e tomei um táxi em frente ao Shopping Leblon.  Por efeito paradoxal das passeatas, o trânsito na Zona Sul estava ótimo e logrei chegar em casa em menos de cinco minutos.
Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 23 de junho de 2013 (domingo).


Participantes:
Carlos Orsi Martinho
Daniel Bezerra
Gerson Lodi-Ribeiro
Luiz Felipe Vasques
Renata Martinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário