sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Aventuras do Vampiro de Palmares na Primavera dos Livros Carioca 2014

201410302359P5  —  19.837 D.V.

“Não foram elas mesmas que propuseram o troca-troca?”
(Dana Guedes)

Hoje começou a Primavera dos Livros Carioca 2014, uma feira do livro anual que, como as anteriores, acontece nos jardins do Palácio do Catete, de hoje até domingo.  Como estamos no hemisfério sul, o evento se dá na primavera, ao contrário do que sói acontecer em Sampa, cidade do hemisfério oposto, onde, por mera questão de lógica geofísica, a Primavera dos Livros ocorre em abril.J
Cheio de lançamentos literários na cabeça, saí do trabalho mais cedo e tomei o metrô no Estácio.  Quinze minutos depois, chegava ao Palácio do Catete, por volta das 16h20.  Não imaginei que a Primavera dos Livros fosse tão grande: deve haver pelo menos oitenta estandes.  Além da Draco, vi por lá as editoras Vermelho Marinho, Mauad-X e Aleph, além de outras de que não me lembro agora.
Travei conhecimento com Dana Guedes, autora da Draco que ficará responsável pelo estande da editora hoje e amanhã (sábado e domingo ficarão por conta do Cirilo Lemos).  Dana participou da antologia Vaporpunk II (Draco, 2014), com o conto “V.E.R.N.E. e o Farol de Dover”.
Embora se desenrolasse no frescor dos jardins do Palácio do Catete, essa primeira tarde ensolarada da Primavera dos Livros foi bastante quente e abafada.  Por volta das 16h30 ainda reinava um calor intenso sob as tendas que protegiam os estandes.  Aliás, vamos combinar: primavera é o cacete!  Agora, sim, o verão carioca caiu matando com força total.
A programação de hoje no estande da Draco incluiu as sessões de autógrafos do meu romance fix-up de história alternativa Aventuras do Vampiro de Palmares (Draco, 2014) e da antologia Super-Heróis (Draco, 2013), que organizei com o Luiz Felipe Vasques.  A Super-Heróis já havia sido lançada há na Livraria Blooks, mas o Vampiro teve seu lançamento carioca hoje na Primavera dos Livros.[1]
*     *     *

Enquanto aguardávamos o início da sessão de autógrafos, que se iniciaria às 18h30, eu e Dana conversamos um bocado sobre nossas atividades de escrita, eventos e lançamentos que frequentamos, editoras nacionais de literatura fantástica, além de nossas preferências literárias e cinematográficas.  Dana contou que está aprendendo russo, idioma que considera mais difícil do que o japonês, que ela já domina.
Levei comigo dois pacotes da minha velha antologia Como Era Gostosa a Minha Alienígena! (Ano-Luz, 2002), dezesseis exemplares no total, para distribuir gratuitamente entre os amigos que ainda não possuíssem uma cópia.  Por volta das 17h30, duas jovens da organização da Primavera dos Livros passaram pelo estande da Draco e perguntaram se gostaríamos de participar do “Troca-Troca Literário”: doaríamos um ou mais exemplares dos livros do estande e, em troca, poderíamos retirar um ou mais livros doados por outras editoras participantes da feira.  Ora, como a Gostosa estava ali dando sopa, doamos dois exemplares, sem onerar o acervo da Draco.  Contudo, quando as moças se afastavam, bateu um sentimento de culpa.  Daí, virei para a Dana e perguntei:
— Será que fizemos bem?  Afinal, trata-se de uma antologia de contos eróticos?
Ao que minha amiga respondeu, pragmática:
— Ué, não foram elas mesmas que propuseram um troca-troca?
Alea jacta est.  Concordei e esqueci o assunto.
*     *     *

Alguns amigos passaram pela feira antes do início da sessão de autógrafos, como foi o caso da Mônica Chefer, amiga de infância da Cláudia, e da Vívian Araújo e do Lissandro da Rocha, dois amigos queridos da SMF.  Vivi & Lissandro regressaram à Primavera após sua aula de francês, mas Mônica não voltou para conferir o evento.  Dana ventilou que Octavio Aragão teria passado pelo estande da Draco e adquirido um exemplar da Super-Heróis.  Pena que não nos tenhamos encontrado.
Antes da chegada dos convidados, diversos visitantes da Primavera dos Livros pararam em nosso estande, admirados com a garridice das capas dos livros da Draco.  Em geral, conversavam um pouco conosco sobre literatura fantástica e então seguiam seus caminhos para o estande seguinte.  Uma meia dúzia de três ou quatro acabavam se confessando escritores (Oh, boy...).  Para esses, sempre solícita e paciente, Dana ensinava o caminho das pedras para a submissão de originais à editora.
Luiz Felipe Vasques, meu coantologista favorito, chegou por volta das 18h30, horário combinado para o início da sessão de autógrafos.
*     *     *

Ricardo França foi o primeiro a chegar para a sessão de autógrafos propriamente dita, adquirindo prontamente seu exemplar do Aventuras do Vampiro de Palmares.
Pouco depois, chegaram Mariana “Belly” Gouvin & Regina Jan.  Belly também adquiriu um Vampiro.  Em seguida, avistei meu irmão, Ricardo, ainda de longe.  Felizmente, pudemos conversar uns minutinhos.  Minha mãe e Ana Rosa Villas-Boas, minha amiga e chefe na Coordenadoria do IPTU, chegaram juntas.
Os amigos da literatura fantástica carioca, Alexandre Mandarino, Ana Lúcia Merege e Daniel Russell Ribas foram os próximos a chegar.  Infelizmente, dos três só pude conversar mais amiúde com o Daniel, que estava prestes a viajar para um fim de semana em Petrópolis com a namorada e para quem pude passar algumas dicas culturais básicas, pois ele não visitava aquela cidade aprazível desde os seus treze anos de idade.
Vivi & Lissandro retornaram da aula de francês a tempo de encontrar com a Ana Rosa no estande da Draco.  Conversamos um bocado sobre questões e problemas históricos e recentes do nosso trabalho na Prefeitura, bate-papo do qual minha mãe e Cláudia também participaram.
Cláudia chegou em seguida.  Declarou que me reconheceu de longe ao ter avistado minha carequinha...  É como eu sempre digo: há certas coisas que só toleramos sem maiores irritações quando ouvidas dos lábios da mulher amada...
Também apareceram lá na Primavera dos Livros as amigas do curso de italiano, Ivana Bragante e Sylvia Anna Fernandes, que exigiram autógrafos escritos no idioma del Belpaese nos seus exemplares do Vampiro.  Para evitar erros, escrevinhei um rascunho antes e o corrigi, à medida que meus conhecimentos rudimentares naquele idioma o permitiram.  Foi a primeira vez que recorri ao recurso do rascunho para autografar.  Preocupado, alertei a Dana que, se alguém pedisse um autógrafo em russo ou japonês, ela deveria redigir o rascunho para mim...  Nossa gerente de vendas interina não gostou nem um pouco dessa perspectiva, mas, pelo menos, não disse que não.
Conheci um fã de ficção científica, Felipe Vinha, para quem detalhei em pormenores (se você julga que se trata de pleonasmo vicioso, é porque não me conhece...) o enredo básico e o universo ficcional do meu romance de FC erótica A Guardiã da Memória (Draco, 2011), agraciado com o Prêmio Argos 2012 na categoria Melhor Romance.  Tenho a impressão de que Felipe gostou do que ouviu, pois acabou adquirindo um exemplar.
Alguns fãs da velha-guarda carioca compareceram ao evento, como Pedro Ribeiro, Henrique Braga e Marcel Nicolaevski.  Infelizmente, não houve oportunidade de conversar com eles.  Osmarco Valladão e Lila Montezuma também compareceram à sessão de autógrafos.  Ao menos neste caso, consegui conversar um pouquinho com o casal de amigos.
Quem eu vi apenas en passant, mal tendo tempo de lhe apertar a mão, foi o Tomaz Adour, da editora Vermelho Marinho, amigo que conheci coisa de quinze anos atrás, quando ele era sócio da Papel & Virtual, editora que lançou a primeira edição de minha coletânea de história alternativa, Outros Brasis, em 1999.
Outro amigo de velha data da Prefeitura que apareceu por lá foi Acylino Pessôa, com quem trabalhei em diversas ocasiões, dentre as quais nos Serviços de Atendimento Descentralizado da Lagoa e da Tijuca.  Conversei um bocado com o Acylino sobre a SMF de ontem e de hoje.  Também falamos um pouco sobre História (uma das quatro ou cinco graduações universitárias de meu amigo) e tive oportunidade de lhe mostrar uma foto recente com a Barbara, o Erich e a Ursulla, meus filhos já adultos que ele conheceu como crianças pequenas (no caso da Ursulla, praticamente bebê), na foto já com seus respectivos namorados ou cônjuges.
Quem chegou em seguida foi um outro amigo do curso de italiano, a alma de nossa turma, Luis Munhoz, acompanhado da namorada Monique, que veio com o pé imobilizado, muleta e tudo mais.  Não satisfeito em me prestigiar com sua presença, Luis ainda trouxe uma garrafa de um dos belos espumantes da vinícola catarinense Villa Francioni na temperatura perfeita, com cinco taças em seu kit especial.  Graças a ele, pudemos brindar em estilo ao sucesso dos lançamentos da Draco na Primavera dos Livros 2014.  Grande Luis!!!
Minha caçulinha, Ursulla, que também é nossa colega no curso de italiano chegou nessa hora, extenuada ao fim de sua maratona diária, mas mesmo assim honrou-me ao comparecer para prestigiar o lançamento e bem em tempo de brindar com Luis & Monique e conosco.
Três amigas do coantologista Luiz Felipe Vasques — Aline Vieira Fridman, Gisela Nonnenberg e Gisele Müller — prestigiaram o evento, adquirindo, cada uma, um exemplar da Super-Heróis.
Como sói acontecer, chega por último quem mora mais perto.  Foi justamente o caso do Silas Ferreira, meu amigo, colega e ex-chefe na Coordenadoria do IPTU.  Silas chegou de bermudas, trajes bem mais informais do que aqueles que costuma usar na repartição pública.  Conversamos sobre a maratona de revezamento que ele está prestes a correr com outros amigos do IPTU no próximo domingo e também sobre passeios em Visconde de Mauá e adjacências.  Tendo estado lá há bem pouco tempo, Silas nos forneceu dicas valiosas, inclusive, confirmando que a estrada foi asfaltada até lá em cima.
Por volta das 21h30, extenuados, mas felizes, deixamos o estande da Draco entregue às mãos seguras competentes da Dana Guedes e saímos do Palácio do Catete direto para a rua homônima.  Pegamos dois táxis.  O primeiro para minha mãe e o segundo para voltarmos para casa.

Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2014 (quinta-feira).



Dana Guedes no estande da Draco.

Mariana "Belly" Gouvin e GL-R.

Meu irmão Ricardo: GL-R & RLR.

Amiga, chefe e fonte de inspiração: Ana Rosa Villas-Boas e GL-R.

Nata da FC Carioca: Alexandre Mandarino, Ana Lúcia Merege,
Dana Guedes, Ricardo França, Daniel Russell Ribas e Luiz Felipe Vasques.

Ana Rosa, GL-R, Vivi & Lissandro.

Autor em ação!

Mamma mia!: Il mio autografo in italiano...

Le miei care amiche: Ivana Bragante e Sylvia Anna.

Cláudia, Ivana, GL-R, Sylvia e Daisy Lodi.

GL-R e Acylino Pessôa.

Monique, GL-R e Luis Munhoz.

Dana Guedes, Daisy Lodi Ribeiro, GL-R & Cláudia Quevedo Lodi, Luis Munhoz & Monique.


Daisy, GL-R e Ursulla Quevedo Lodi.

Silas Ferreira e GL-R.




Participantes:
Acylino Pessôa.
Alexandre Mandarino.
Aline Vieira Fridman.
Ana Lúcia Merege.
Ana Rosa Villas-Boas.
Celso Moreira.
Cláudia Quevedo Lodi.
Daisy Lodi Ribeiro.
Dana Guedes.
Daniel Russell Ribas.
Felipe Vinha.
Gerson Lodi-Ribeiro.
Gisela Nonnenberg.
Gisele Abrantes Müller.
Henrique Braga.
Ivana Bragante.
Lila Montezuma.
Lissandro da Rocha.
Luís Munhoz.
Luiz Felipe Vasques.
Marcel Nicolaevski.
Mariana “Belly” Gouvin.
Mônica Chefer.
Monique.
Octavio Aragão.
Osmarco Valladão.
Pedro Ribeiro.
Regina Jan.
Ricardo França.
Ricardo Lodi Ribeiro.
Silas Ferreira.
Sylvia Anna Borda Fernandes.
Tomaz Adour.
Ulisses.
Ursulla Quevedo Lodi.
Vívian Araújo.





[1].  O lançamento nacional do Aventuras do Vampiro de Palmares se deu no primeiro semestre deste ano em Porto Alegre, por ocasião da Terceira Odisseia de Literatura Fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário