A Saga do Salteador
Concluí há coisa de um ano a saga
iniciada exatos treze anos atrás quando escrevi “Capitão Diabo das Geraes”, uma
noveleta de história alternativa passada na linha histórica Três Brasis, publicada originalmente na
antologia Phantastica Brasiliana, que organizei com Carlos Orsi Martinho
para a editora Ano-Luz.
Capa e contracapa da antologia Phantastica Brasiliana (Ano-Luz, 2000).
Desejava escrever um trabalho de
história alternativa no universo ficcional que havia estabelecido cinco anos antes
para a novela “O Vampiro de Nova Holanda” (abril 1994)[1]
e que eu já havia revisitado na noveleta “Assessor Para Assuntos Fúnebres” (agosto
1995)[2]
e, naquele primeiro semestre de 1999, eu estava ouvindo bastante o CD áudio Ten
Easy Pieces, do Jimmy Webb, particularmente a música “The Highwayman”, que,
além de uma melodia belíssima, possui uma letra inspiradora que, como diversas
outras letras desse compositor, parece falar direto aos amantes de ficção científica
e fantasia.
Ou, no caso, de história alternativa.
Porque, prestando atenção na letra de
“The Highwayman” (algo como “O Salteador” em português), senti que tinha tudo a
ver com o personagem que atua como protagonista de “O Vampiro de Nova Holanda”,
Dentes Compridos, o último dos filhos-da-noite — um exemplar de vampiro natural
(em oposição aos vampiros sobrenaturais) cuja espécie evoluiu como predadora de
seres humanos.
Daí, retornei ao universo dos Três Brasis para escrever uma noveleta
inspirada na primeira estrofe dessa obra-prima de Jimmy Webb, cuja letra
original segue abaixo:
THE
HIGHWAYMAN (Jimmy Webb © 1977)
I
was a highwayman
Along
the coach roads I did ride
With
sword and pistol by my side
Many
a young maid lost her baubles to my trade
Many
a soldier shed his life blood on my blade
The
bastards hung me in the spring of '25
But
I am still alive
I
was a sailor
I
was born upon the tide
And
with the sea I did abide
I
sailed a schooner 'round the horn to México
I
went aloft to furl the mainsail in a blow
And
when the yards broke off they said that I got killed
But
I am living still
I
was a dam builder
Across
the river deep and wide
Where
steel and water did collide
A
place called Boulder on the wild Colorado
I
slipped and fell into the wet concrete below
They
buried me in that great tomb that knows no sound
But
I am still around...
I'll
always be around, and around, and around, and around, and around...
I'll
fly a starship
Across
the Universe divide
And
when I reach the other side
I'll
find a place to rest my spirit if I can
Perhaps
I may become a highwayman again
Or
I may simply be a single drop of rain
But
I will remain
And
I'll be back again
and
again, and again, and again, and again...
*
* *
“Capitão Diabo das Geraes” (maio 1999)
se inspirou na primeira das quatro estrofes de “The Highwayman”, aquela que
apelidei “Salteador”[3].
Como poucos anos antes havia assistido a
telenovela Chica da Silva na finada Rede Manchete e lido o romance
histórico Chica que Manda (Itatiaia,
1966), de Agripa Vasconcelos, percebi que poderia ambientar a ação nos sertões
de Minas Gerais de meados do século XVIII, mais especificamente, no Distrito
Defeso do Tijuco dos tempos do Real Contratador dos Diamantes João Fernandes de
Oliveira e sua mulata bem-amada, Chica da Silva. Só que num sertão mineiro diferente, pois ao
norte daquela província, havia um Estado que não existiu como tal em nosso
mundo, a primeira nação soberana das Américas: Palmares, que já teria
conquistado sua independência há coisa de setenta ou oitenta anos e se
transformado de reino em república algumas décadas antes.
Miniatura mochica de divindade hematófaga pré-colombiana. Pseudoinspiração
para a saga do último filho-da-noite. Pois a novela "O Vampiro de Nova Holanda
foi escrita em 1994 e só descobri a divindade mochica em janeiro de 2000...
Após atuar durante décadas como espião e
agente secreto de Palmares, Dentes Compridos é enviado ao Tijuco com a missão
de perturbar ou interromper o fluxo de diamantes que partia do distrito defeso
para a metrópole portuguesa, em represália ao apoio velado de Lisboa à rebelião
de colonos iorubas, assentados décadas antes pela elite palmarina na região da
Primeira República então designada como “Bahia do Norte”.
Sob a alcunha de “Capitão Diabo”, o
filho-da-noite lidera um bando de salteadores, em verdade, militares do bem
treinado Exército de Palmares, cujo objetivo último consiste em persuadir a
Coroa Portuguesa, lá representada na figura do Real Contratador dos Diamantes, a
cessar sua intervenção na guerrilha que os iorubas travavam ao sul da República
em prol da liberdade religiosa — visto que esses colonos professavam seus
cultos africanos, em desacordo com as leis palmarinas, que adotaram a fé
católica como religião oficial. Tal persuasão
se dá através de atos de terror contra as autoridades do Tijuco e a população
do distrito. A situação se agrava com a
chegada do novo contratador, um vida-curta sagaz, oponente à altura da astúcia
e experiência que Dentes Compridos acumulou ao longo de séculos de convívio com
humanos de diversas etnias.
“Capitão Diabo das Geraes” foi publicada
originalmente na antologia de história alternativa Phantastica Brasiliana
(Ano-Luz, 2000) e será relançada no meu romance fix-up Aventuras do Vampiro de Palmares (Draco, 2013).
*
* *
“Morcego do Mar” (abril 2003) se
inspirou na segunda estrofe da música de Jimmy Webb, apelidada “Comandante”[4].
A motivação precípua para escrever essa
novela foi o convite de César R.T. Silva para compor uma história alternativa
mais encorpada para uma coleção de novelas que ele pretendia publicar sob a forma
de livros-solo. Infelizmente, o projeto
não emplacou, mas, de todo modo, a novela foi escrita. Com mais de 25 mil palavras, “Morcego do Mar”
é de longe a maior das quatro peças literárias que compõem a Saga do
Salteador.[5]
Agora a serviço da Primeira República,
João Fernandes, vira-casaca e ganga branco de Palmares, é enviado para as Treze
Colônias Inglesas em plena insurreição que culminaria na Guerra de
Independência. Uma vez lá, ele firma
tratados para apoiar os rebeldes norte-americanos, só para descobrir que parte
desse apoio consistia em embarcar na Morcego do Mar, fragata da Marinha
Palmarina sob o comando de José Meia-Noite, que não é outro se não seu velho
desafeto, o Capitão Diabo...
“Morcego do Mar” permanece inédita até
hoje. Será publicada em breve no Aventuras
do Vampiro de Palmares (Draco, 2013).
Cenário Naval da novela "O Morcego do Mar", publicada em Aventuras do Vampiro de Palmares (Draco, 2014)
*
* *
A inspiração para escrever “Consciência
de Ébano” (maio 2006) veio da terceira estrofe de “The Highwayman”, aquela a
que me refiro como “Engenheiro”[6].
Já a motivação surgiu com o convite para
publicar um romance fix-up sobre
as aventuras de Dentes Compridos para o selo Unicórnio Azul da editora
Mercuryo, então sob comando de Fábio M. Barreto. Embora o selo tenha publicado apenas dois
títulos — a novela de ficção alternativa A Mão que Cria (Mercuryo,
2006), de Octavio Aragão, e minha coletânea de histórias alternativas Outros
Brasis (idem) — embalado pelas perspectivas otimistas propaladas pela
Unicórnio Azul, acabei escrevendo “Consciência de Ébano”.
Agora a ação se passa na primeira metade
do século XIX. Palmares dispõe de uma
malha ferroviária extensa, seus cientistas aceitaram há décadas a Evolução pela
Seleção Natural como fato concreto e seus engenheiros começam a cogitar
aplicações práticas para a eletricidade.
Nesse clima de avanços científicos e tecnológicos, Dentes Compridos, ora
na pele do engenheiro José Trevoso, propõe a construção da primeira represa
hidroelétrica de história em pleno rio São Francisco.
No entanto, nem tudo são flores nos
rincões da Primeira República. Pois essa
também é a história de João Anduro, neto de João Fernandes e membro do Círculo
de Ébano, organização secreta criada pouco antes de Palmares se tornar uma república
para proteger o segredo da existência de Dentes Compridos. Anduro é um mbundo de lealdades
divididas. Por um lado, prestou juramento
para defender o filho-da-noite com sua própria vida. Por outro, julga a proteção que a pátria
faculta ao monstro imortal uma abominação e considera a dependência que a
República desenvolveu em relação à eficiência mortífera do protegido um
sacrilégio. Esse dilema ético atroz é a
mola que propulsiona a narrativa da noveleta.
“Consciência de Ébano” foi publicada
originalmente na antologia de história alternativa Vaporpunk (Draco,
2010).
A novela “Azul Cobalto e o Enigma” (maio
2012) foi inspirada na quarta e última estrofe da música de Webb, aquela em que
costumo pensar como “Astronauta”[7].
Foi de longe a peça mais difícil de
escrever do quarteto e por um motivo muito simples: pelo fato de se passar na
época atual de uma linha histórica em que a ciência e a tecnologia se
desenvolveram mais rápido do que na nossa, a narrativa praticamente abandona as
sendas da história alternativa propriamente dita para ingressar na seara da
ficção científica hard. Seria, portanto,
a primeira narrativa no universo ficcional dos Três
Brasis com mais cara de FC do que de história alternativa e eu nutria
dúvidas se uma narrativa desse gênero funcionaria na prática. Talvez essa incerteza ajude a explicar o
intervalo de seis anos entre a conclusão da terceira peça e a dessa novela.
Depois de matutar durante esse período
de tempo sobre como escrever tal narrativa, senti que o momento ideal para concretizá-la
havia enfim chegado quando organizava a Solarpunk. Como antologista, desejava propor um trabalho
diferente no livro que estava montando, um texto capaz de fugir um pouco à
mesmice das energias alternativas e seres humanos fotossintéticos que, suspeitei,
seriam onipresentes na maioria das submissões aprovadas. Daí, veio a ideia de mandar Dentes Compridos para
uma aventura final no espaço interplanetário.
Parte da motivação para escrever essa
peça veio de um desafio lançado pelo fã paulistano Ivo Heinz há coisa de quinze
anos, quando de nossas andanças pelos sebos da capital paulista numa manhã
chuvosa de sábado. Lá pelas tantas, ele
me questionou sobre a ausência de protagonistas brasileiros nas histórias
alternativas ambientadas no universo ficcional dos Três Brasis. Sem
pensar demasiado no assunto, comentei que a ideia de um protagonista brasileiro
era fascinante, mas que não sabia se teria inspiração para desenvolver uma
narrativa plausível a partir da mesma.
Pois bem. Década e meia se passou
até que eu lograsse produzir outro herói brasileiro viável nesta linha
alternativa, que não o meu João Fernandes ficcional. Jonas Aranha surgiu para cumprir esta nobre missão,
de todo modo, mais nobre do que a de encontrar e aniquilar o último
filho-da-noite. Pois, em pleno século
XXI, Dentes Compridos ainda constitui fonte de preocupações para a comunidade
da inteligência militar brasileira.
Aranha é o Azul Cobalto do título: um oficial tetraplégico tornado em
super-herói graças à sua armadura invencível, uma espécie de Homem-de-Ferro brasileiro
alternativo. Lógico que “Enigma” é como
o Serviço de Inteligência Brasileiro designa seu pior inimigo.
Embora parte da narrativa de “Azul
Cobalto e o Enigma” se passe na Terra, as cenas de ação mais intensas são
ambientadas num satélite de Júpiter, num veleiro espacial e na estação orbital
São Paulo. O próprio o confronto crucial
entre os dois “heróis” não ocorre em nosso planeta. Concluída a novela, percebi que ela também se
encaixaria bem na Super-Heróis,
antologia que preparei para a Draco em parceria com Luiz Felipe Vasques.
Além do herói brasileiro, também fiz uso
em “Azul Cobalto e o Enigma” da dupla de amigos escritores, Gilson Pellegrino e
Carlos Fernandes, que já havia aparecido num conto desta linha histórica,
“Gigante dos Pés de Barro” (Megalon, 59 — Dezembro 2000). Pellê e Fernandes agora se arvoram em
investigadores, correlacionando dados para tentar provar a existência de um
assassino serial imortal que vem atuando contra o Brasil há séculos.
“Azul Cobalto e o Enigma” foi publicada
na Solarpunk (Draco, 2012), terceiro e último volume do projeto de
triantologia punk sui generis que
organizei para a editora.
*
* *
Quem sabe um dia não consigo reunir este
“Quarteto do Salteador” num único volume?
Se tal acontecesse, como sonhar não
custa, o ideal seria que tal coletânea fix-up
fosse prefaciada pelo próprio Jimmy Webb.
Seria a glória.
Gerson Lodi-Ribeiro
Maio de 2013.
[1]. Todas as
datas publicadas entre parênteses no formato (mês ano) se referem à época da
conclusão da peça literária em questão.
[2]. Esses trabalhos foram publicados
profissionalmente no bojo das duas coletâneas que lancei em Portugal pela
Editorial Caminho. “Assessor para
Assuntos Fúnebres” saiu na Outras
Histórias... (1997) e “O Vampiro de Nova Holanda” saiu na coletânea
homônima (1998). Ambas as narrativas
foram publicadas em nosso país na minha coletânea de história alternativa Outros Brasis (Mercuryo, 2006).
Pelas estradas
cavalguei
De espada e pistola à cinta
E muitas donzelas
perderam seus adornos
em minha
lida
E muitos soldados verteram sangue
em minha
lâmina
Os patifes me enforcaram na primavera
de ‘25
Nasci na preamar
E no mar
permaneci
Velejei numa escuna
à volta do Cabo
Horn, até o México
Numa tormenta ,
subi o mastro para
colher a vela-mor
E quando as vergas quebraram, disseram que
morri
Porém, sobrevivi
Quiçá eu
viva pra
sempre ... Não
sei.
[5]. “Capitão Diabo das Geraes” (12.300 palavras);
“Morcego do Mar” (25.200 palavras); “Consciência de Ébano” (14.800 palavras); e
“Azul Cobalto e o Enigma” (19.600 palavras).
Sobre o rio largo e profundo
Onde aço
e água se entrebatem
Num lugar
chamado Boulder, no Colorado bravio
Escorreguei e despenquei dentro do betão
fresco
Eles me
sepultaram naquela vasta tumba silenciosa
Mas ainda
estou por perto .
[7]. Voarei numa
nave
Até o limite do
universo
E quando eu
chegar do outro lado
Descobrirei um
lugar para repousar meu espírito, se puder
Talvez eu possa
me tornar um salteador outra vez
Ou talvez eu
possa ser apenas uma gota de chuva
Mas sobreviverei
E retornarei
De
novo, de novo, de novo e de novo...
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